RSS

A mudança e a Remodelagem: Movimento Juvenil ressurge sob o olhar do Conservadorismo

01 fev

Uma coisa é fato. O movimento juvenil organizado de Pedra Azul começa a ressurgir e dá as caras. Exemplo vivo disto foi todo o processo de organização da I Conferência de Políticas Públicas da Juventude, considerado por muitos o marco inicial deste ressurgimento. Outro ponto marcante foi a criação do Boca do Trombone – Fórum das Juventudes de Pedra Azul, que agrega cinco instituições militantes da causa juvenil.
Depois de algum tempo acuados e suprimidos, os grupos juvenis estão aos poucos reativando (ou introduzindo) a “briga” pela inserção do jovem na reformulação de políticas Públicas e no orçamento público.
Paralelo a isto um fato preocupante, vem chamando a atenção: A resistência de algumas instituições conservadoras à este processo de mudança. Instituições estas que deveriam ser espaços democráticos de formação e participação juvenil.
Censura, descaso, receio, politicagem? Ou talvez uma mistura de todos estes? Não se pode dá uma resposta concreta, pois nem mesmo os responsáveis por estas instituições sabem ao certo o motivo a essa “aversão”.
Mas uma coisa nos parece óbvia. Seja qual for o motivo, isso é um retrocesso na história do nosso município que por tanto tempo teve que se curvar diante dos “coronéis da terra” e que agora parecem remodelados de giz e livro na mão.
Não se pode cobrar que toda a sociedade participe de um processo de mudança. Mas não se pode admitir que interesses pessoais falem mais alto em instituições que são públicas e mantidas pelo dinheiro que pagamos de impostos.
Não é preciso citar nomes. Basta olhar para dentro da sua escola e de seus filhos/parentes para enxergar os novos coronéis do nosso município. Repito. Agora remodelados de giz e livro na mão.

“É a febre da juventude que mantêm no resto do mundo a temperatura normal. Quando a juventude se esfria, o resto do mundo treme de frio”

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em fevereiro 1, 2012 em Uncategorized

 

Uma resposta para “A mudança e a Remodelagem: Movimento Juvenil ressurge sob o olhar do Conservadorismo

  1. Anna

    fevereiro 2, 2012 at 10:49

    Mais uma vez, muito bom Will!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: