RSS

No País do Futebol: Corrupção por vocação?

10 dez

Alegre, “malandro”, Descolado, Feliz e bom de bola. Esta é visão vendida mundialmente do povo brasileiro. É atrás de toda esta “ginga” que os turistas vem atrás e lotam o país o ano todo.
Mas outro “predicado” vem se tornado associação obrigatória a nossa figura e aceitável por todo nós. Palavra que vem se tornando cada vez mais parte do nosso dia-a-dia: Corrupção.
É preocupante e assombroso como o brasileiro tem se acostumado com a corrupção. Os jornais, noticiários, telenovelas e outros meios de comunicação somados a outros fatores tem nos feito aceitar cada vez mais este “velho conhecido”. Frases do tipo: “Quem é que não rouba neste país?”, “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão” e outras iguais se tornam cada vez mais comuns.
É como se fosse “de berço”! Como se assim como todo japonês nasce de olho puxado, o brasileiro nascesse corrupto. E assim esquecem dos brasileiros que suam o dia todo para ganhar o seu pão, dos estudantes que viram noites em busca de um futuro mais digno, dos trabalhadores do campo que são a força motriz deste país, etc.
Entrando para a área da governança pública é que o assunto fica mais alarmante. Político e corrupção é para o brasileiro, parceiros inseparáveis. E se manter cada vez mais afastado da Política tem se torna sinônimo de “honradez”, honestidade e limpeza. E gradativamente o povo se afasta das questões políticas e governamentais
Corrupção não pode ser vista como “vocação” de um povo. Ao contrário é algo inaceitável e o atraso de uma nação (principalmente da nossa). Assim ser honesto e transparente, principalmente nos cargos públicos, não deve ser visto como qualidade, mas sim como obrigação.
Enfim “no país de todos” ser corrupto tudo bem, mas vai ser “ruim de bola” para você ver….

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em dezembro 10, 2011 em Uncategorized

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: